Aqui são mostradas diversas válvulas e manômetros presentes no acervo do Museu de Biociências. As válvulas são utilizadas em torpedos com gases do tipo oxigênio puro, CO2 puro ou, o mais comum, carbogênio. Esse último é uma mistura de 95% de oxigênio somado a 5% de gas carbônico e é utilizado em toda a preparação para estudos de reatividade vascular. Nesse sentido, é utilizado para aerar soluções nutridoras que vão perfundir vasos sanguíneos (leitos vasculares e anéis de aorta) ou órgãos ocos (coração, útero, intestino etc.
A válvula reguladora que o Prof. Vasquez mais utiliza são aquelas com dois estágios de manômetros. Nesse caso, esses dispositivos indicam a pressão do gás, sendo que o primeiro mede isso dentro do torpedo e o segundo mede o que está saindo para o experimento. Por outro lado, os medidores tubulares de acrílico perfurado e com escala gravada foram feitos nos Estados Unidos na oficina de precisão da Universidade de Iowa a pedido do Prof. Vasquez.
válvulas
Fabricante:
Tigre
Ano de Fabricação:
Década de 2023
Local de Fabricação:
Brasil
Função:
Podem ser usadas para conectar mangueiras artificiais que servem para mostrar como funciona o retorno venoso.
reguladores de fluxo
Fabricante:
Watheson, White Martins, Aga, oficina de precisão da Universidade de Iowa e outros.
Ano de Fabricação:
Entre as décadas de 1970 e 1990
Local de Fabricação:
Estados Unidos
Função:
Regular e medir a pressão e fluxo de gases em torpedos.
conectores e torneiras de fluxo
Fabricante:
Diversos
Ano de Fabricação:
Há partir década de 1980
Local de Fabricação:
Diversos
Função:
Utilizados para conectar equipos, controlando e/ou distribuindo em uma, duas ou três vias fluxos de gases ou líquidos. Esses dispositivos podem ser conectados a manômetros ou seringas.