en   es   gl   pt  
HOME / ACERVO VIRTUAL /

BIBLIOTECA

A literatura sempre foi companheira e guia das conquistas acadêmicas do Prof. Vasquez. Títulos variados, indo da matemática à filosofia, da química às artes plásticas, ajudaram a compor uma mente eclética e afiada, sempre pronta para inovações e novas descobertas científicas. A seguir apresentamos algumas dessas obras tão importantes, que fazem parte da ampla coleção de textos exibidos no Museu de Biociências Elisardo Vasquez.

LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS

Hipertensão Arterial
Celso Amodeo (editor)
Eliudem Galvão Lima (editor)
Elisardo C. Vasquez (editor)
Sarvier, 1997
Edição esgotada.

Esta publicação, abrange a história e evolução dos aparelhos de aferir pressão arterial, os mecanismos de controle cardiovascular, a fisiopatologia e os aspectos clínicos deste distúrbio. A editoração desta obra rara foi possível devido ao fato da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) ao ter escolhido três importantes editores, o Prof. Elisardo Vasquez, seu discípulo Dr. Eliudem Lima e o colega do InCor (USP) Dr. Celso Amodeo. Por sua vez, estes conseguiram reunir em um único livro capítulos escritos pelos melhores especialistas em Hipertensão Arterial. Esta edição esgotada inclui ilustrações (como a que é mostrada no livro) feitas pelo Prof. Vasquez e seu colega de 30 anos de trabalho juntos, o Dr Antonio Cabral.

Hipertensão Arterial:
 Presente e Futuro
Elisardo Corral Vasquez (editor)
Luiza A. Tavavares (editor)
Eliudem G. Lima (editor)
Fundo Editorial Byk, 1989, v. 1
Edição esgotada

Este livro apresenta o estado da arte sobre hipertensão arterial no momento de sua publicação e chama o leitor a uma reflexão sobre o que se espera no futuro desse tema. Além de participar da editoração do livro, o Prof. Elisardo Vasquez é coautor do capítulo 2 junto ao seu colega Prof. Antonio Cabral. Esse capítulo trata das alterações morfofuncionais dos vasos sanguíneos e coração nos estados hipertensivos.

Controle Central da Pressão Arterial: Cardiopulmonar
Elisardo Vasquez
Silvana Meyrelles
in HIPERTENSÃO ARTERIAL: Bases fisiopatológicas e a prática clínica.
Editora Atheneu, 2013, p. 496-512.
Saiba mais.

A biblioteca do Museu de Biociências Elisardo Vasquez dispõe e recomenda a obra Hipertensão Arterial, coordenada pelo Prof. Eduardo M. Krieger, organizada pelo Dr. Heno F. Lopez e cuja edição coube a cinco importantes especialistas no tema. O livro é constituído de capítulos escritos por discípulos do Prof. Krieger, dentre eles o próprio Prof. Vasquez. Esse capítulo específico, por sua vez, aborda o mecanismo de controle cardiopulmonar e inclui como coautora a Dra. Silvana Meyrelles.
O Coração Como Bomba
Elisardo Vasquez
Jose Geraldo Mill
in Fisiologia Humana. 
Guanabara Koogan, 2018, 
p. 504-509
Saiba mais.

O livro de Margarida de Mello Aires se caracteriza por ser o primeiro título em fisiologia a ser escrito totalmente por brasileiros. O Prof. Vasquez escreveu junto a seu colega, o Prof. José Geraldo Mill, sobre a dinâmica do coração, assunto pelo qual ele é fascinado desde a sua iniciação científica. O paralelo traçado pelos dois autores entre uma bomba hidráulica e o funcionamento do coração é uma referência que ajuda no melhor entendimento do sistema cardiovascular. É também interessante como o Prof. Vasquez, através de uma curva de histerese, demonstra o funcionamento do coração.

Hipertrofia Cardíaca e sua Modulação Pelos 
Hormônios Sexuais
Elisardo Vasquez
Antonio Cabral
in Contratilidade Miocárdica Fundo Editorial BYK, 1993, v. 1, p. 29-40.
Edição esgotada

O capítulo 2 do livro Contratilidade Miocárdica (Hipertrofia Cardíaca e Sua Modulação Pelos Hormônios Sexuais) é de autoria da dupla de pesquisado, o Prof. Elisardo Vasquez e o Prof. Antonio Cabral, ambos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Eles fundaram o laboraotrio de hipertensão experimental na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O texto fazia parte da tese de doutorado do Prof. Cabral e foi inserido no livro a convite do editor Dalton Valentim Vassalo.

Sequence of Tachycardia Following Baroreceptor Denervation in The Rat
Elisardo Vasquez
Eduardo Krieger
in ARTERIAL BARORECEPTORS 
AND HYPERTENSION Oxford Medical Publications, 
1981, v. 1, p. 413-417.
Edição esgotada

Este livro foi editado visando cobrir algo surpreendente no campo da hipertensão arterial. O editor dessa publicação fazia parte na época de uma equipe clínica que casualmente observou um caso no qual o paciente apresentava labilidade da pressão arterial e surpreendentemente descobriram que aquele paciente havia sido submetido a sessões de radioterapia no pescoço para tratar de um câncer. Concomitante a isso, o Prof. Vasquez estava investigando na época a falta de estabilidade na hipertensão induzida pela desnervação sino-aórtica. Por conta disso, o Prof. Krieger sugeriu apresentar os dados obtidos na pesquisa do pupilo em um evento na Inglaterra. Ao assistir a apresentação, o editor Peter Sleight convidou o mestre e o aluno a participar do livro Arterial Baroreceptors and Hypertension.

Heart Rate Changes in Neurogenic Hypertension
Eduardo Krieger
Elisardo Vasquez
Alceu Trindade
Pergamon Press, 1980, 
v. 27, p.11-19
Saiba mais.

A primeira pergunta que o Prof. Vasquez vormulou durante o seu doutorado foi “qual componente do sistema nervoso autônomo estaria levando às auterações cronotrópicas que ocorriam após a desnervação sino-aórtica?”. A resposta a essa pergunta veio através de um protocolo experimental aprimorado por ele e que é utilizado até hoje. Ele implantava uma sonda de “silastic” intra-intestinal e por esta ele injetava em ratos bloqueadores seletivos intraperitoniais que permitiram, a exemplo do que ocorria no ser humano, ver que no animal, quando saldável, havia um predomínio da inibição vagal sobre a exitação simpática no coração. Todavia, quando o animal era hipertenso, este balanço era invertido.

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

Controle da Pressão Arterial
Elisardo Vasquez
in Ciência Hoje, v. 18, p. 6-7, 1994
Saiba mais.

Revista popular de ciência, editada pela Sociedade Brasileira Para o Progresso da CIência. Foi o primeiro desafio que o Prof. Vasquez teve ao escrever em uma linguagem mais acessível o que ele sempre escrevia de forma mais cintífica. O artigo mostra o primeiro registro (fig.1) de medidas da pressão arterial realizado em seres humanos durante 24 horas, sendo que a cada trinta minutos era realizada uma aferição. Depois os dados eram lidos em um computador. Nessa figura chama a atenção que o paciente só tem pressão alta durante o dia. Considerando isso o médico não recomendaria medicação que durasse vinte e quatro horas já que durante a noite o indivíduo tem um descenso na pressão. As outras duas figuras ilustram os mecanismos neurais de regulação da atividade cardiovascular. Esta revista vendida em bancas de jornais tornou-se o primeiro trabalho de divusão da ciência entre a população.

20 Anos Facitec – Fundo de Apoio a Ciência e Tecnologia do Município de Vitória
Edição esgotada.
Para mais sobre a comemoração de vinte anos da Facitec, clique aqui,

Aqui o Prof. Vasquez faz uma apresentação do que é a agência de fomento Facitec e o que ela preparou de modo surpreendente para as crianças do ensino fundamental. O objetivo do evento foi o homenagear o decano do Facitec, o Prof. Vasquez, e fazer uma apresentação sobre a importância de beneficiar 300 crianças e 30 professores do ensino fundamental com uma bolsa de iniciação científica Mirim.

PERIÓDICOS

Adenovírus-Mediated Gene Delivery to Hypothalamic Magnocellular-Neurons in Mice
Elisardo Vasquez
Silvana Meyrelles
in Hypertension (suppl.), 
v. 34, n.2, p. 756-761, 1999
Edição esgotada.

Neste suplemento da revista Hypertension o editor chefe escolheu o a imagem gerada pela pesquisa dos professores Vasquez e Meiyelles como capa da referida edição. A pesquisa em si mostrou que é possível atingir esclusivamente os neurônios magnocelulares na região paraventricular, o que era impossível com estereotáxico, pois a injeção realizada com essa técnica levando o que se queria que aquelas células produzissem poderia atingir o canal central e espalhar-se incontrolavelmente pelo cérebro. A alternativa criada pelos pesquisadores foi usar o mesmo estereotáxico de forma diferenciada: introduzindo por um orifício disposto em uma das barras que seguravam o rato uma agulha que era direcionada diretamente à neurohipófise. Assim, usando o marcador fluorescente o que ele injetavam ia retrógradamente pelo axônio até encontrar o corpo celular nos núcleos paraventriculares.

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Centro Biomédico
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Edição esgotada.

Diretório com os cargos administrativos do Centro Biomédico da Universidade Federal do Espírito Santo. Destaca-se o Prof. Vasquez como coordenador do Mestrado em Ciências Fisiológicas, Área de Fisiologia Cardiovascular, a qual ele e seu time conseguiram obter a nota máxima (A) no conceito da CAPES.

Relatório Anual 1994
Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas – UFES

O Prof. Vasquez, na condição de coordenador da Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, tinha por hábito ao final de cada ano letivo produzir um relatório das atividades realizadas pelo programa. O documento apresentado aqui faz referência ao ano letivo de 1994. A iniciativa inovadora de produzir esse tipo de documento já naquela época pode exemplificar o porquê desse pesquisador ser comumente considerado um homem à frente do seu tempo.

40 anos UFES (1994)

Edição especial celebrando os 40 anos da Universidade Federal do Espírito Santo. Destaca-se o Prof. Vasquez trabalhando em seu laboratório no qual ele mostra um rato a um estagiário, instruindo o mesmo como lidar com o animal.

ATUAÇÃO EM AGÊNCIA DE FOMENTO

Vitória – Uma Cidade Melhor Para Todos – 2005/2012
Edição Esgotada.

Este livro é uma obra produzida pela prefeitura de Vitória, destacando na edição a primeira agência municipal de fomento à pesquisa no Brasil. Nessa, Prof. Vasquez produziu os primeiros formulários para os cientistas solicitarem apoio financeiro.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS

IV Congresso de Ciências 
da Saúde – Anais
Emescam, 2010
Edição Esgotada.

Em 2004 o Prof. Vasquez iniciou a organização e lançamento do Congresso de Ciências da Saúde, o qual ele presidiu durante oito anos consecutivos. Esses eventos chegavam a ter o número impressionante de 1000 a 1200 participantes. Várias inovações fizeram parte do Congresso, tais como a criação de anais com código ISBN que eram disponibilizados na Internet para o público. A cada evento havia uma grande atração: a oferta para os pesquisadores de 10 a 12 prêmios. Esses prêmios eram oferecidos pelos seguintes patrocinadores: Unimed, Multiscan, Angeolab, Facitec, Fapes, Emescan e Santa Casa. Inclusive, um dos prêmios muito disputado era promovido e patrocinado pelo diretório dos estudantes de medicina da Emescam. Destaca-se também o prêmio para jovens investigadores Professor Elisardo Corral Vasquez.
Aqueles eventos eram abertos às organizações sociais, onde, por exemplo, ocorriam encontros das várias associações de doenças com gestores de saúde, encontros de Comitês de Ética em Pesquisa do Espírito Santo e participação do Ministério da Saúde.

PREFÁCIOS EM LIVROS

Biblioquímica: Evidências das Ciências Biomédicas na Bília
Thiago de Melo Costa Pereira
Elisardo Vasquez (prefácio),

A.D. Santos Editora, 2017, p. 8-9
Saiba mais.

Livro que mostra, com base na Bíblia, que Deus sempre esteve ao lado da ciência. Esta pesquisa literária foi promovida pelo membro da equipe do Museu de Biociências, o Dr. Thiago de Melo Costa. O Prof. Vasquez, como cientista evangélico, foi convidado pelo autor para escrever o prefácio da publicação.

Memórias ao Vento: Um Guia Prático de Como Lidar com o Portador da Doença de Alzheimer
Alyne Mendonça Tom
Elisardo Vasquez (prefácio),
Amazon, 2017
Saiba mais.

Esta é uma publicação da aluna de doutorado do Prof. Vasquez, a neuroglogista Alyne Mendonça Tom. O livro direciona-se aos cuidadores daqueles que sofrem de Alzheimer, cujo símbolo é uma árvore desfolhando. A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa dramática. Por conta disso, é motivo de pesquisa da equipe do Prof. Vasquez, incluindo nesse sentido a participação do Museu de Biociências Elisardo Vasquez. O Prof. Vasquez foi convidado pela autora para escrever o prefácio da publicação.

OBRAS RECOMENDADAS

Science The Definitive Visual Guide
Adam Hart Davis (edit.)
Editora DK, 2016
Saiba mais.

Essa é uma obra-prima que o Prof. Vasquez recebeu de presente da sua aluna Alyne Tom no momento em que ele se recuperava de um câncer estremamente agressivo. Mesmo com o avanço da tecnologia da informação e a disponibilidade cada vez maior de dados, a maneira sintética e ilustrativa como cada assunto é apresentado no Science – The Definitive Visual Guide torna esse guia uma peça fundamental e atrativa da coleção de livros do Museu de Biociências Elisardo Vasquez.

Medicine: An Illustrated History
Albert S. Lyons
R. Joseph Petrucelli
Editora Harry N. Abrams, 1997
Saiba mais.

O Prof. Vasquez considera esse livro uma preciosidade na coleção de obras da biblioteca do Museu de Biociências Elisardo Vasquez pelo fato de se tratar de uma coleção de imagens e textos resumidos que vão desde as cavernas de Lascaux (15.000 a 10.000 aC) até os dias atuais. Constitui dessa forma uma cobertura ampla da ciência no decorrer das eras.

Museu de Odontologia
Fernando Luiz Moscon, 2011
Edição esgotada.

Esse livro foi doado pelo seu dentista e ex aluno do Prof. Vasquez e atual coloborador do Museu de Biociências, Mateus A. Santos. Nele encontramos a históriada Faculdade de Odontologia do Espírito Santo, iniciada 100 anos atrás junto a Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo (FAFABES). Destaca-sne no livro a presença o primeiro aluno de odontologia a obter o título de mestrado com o Prof. Vasquez, Nilton Emerich. Além disso o livro conta com a presença ilustre do Dr. Antonio de Melo Cabral, colega do Prof. Vasquez por mais de trinta anos.

How to Write a Paper
George M. Hall (ed.)
Editora BMJI Books

Este é um livro recomendado pelo Prof. Vasquez aos jovens que terão a tarefa de escrever suas primeiras publicações. O texto mostra aos novos autores de forma sintética e direta os primeiros passos na escrita científica.
Saiba mais

Livro-Texto Farmacologia
Paulo Caleb Júnior de Lima Santos (ed.)
Edtiora Atheneu

Neste livro destaca-se os fármacos utilizados no tratamento de diversas doenças. Um exemplo interessante é o capítulo 26 escrito pelo Prof. Leonardo dos Santos que trata da insuficiência cardíaca e seu tratamento farmacológico.
Saiba mais.

Cardiovascular Phisiology
Salvador Norgueira
Editora Lange

Esse é um dos livros mais indicados para quem tem pouco tempo para ler sobre fisiologia cardiovascular. Apresenta texto e ilustrações fáceis de entender e ricos em conteúdo.
Saiba mais.

Fisiologia Experimental Básica
Agenor Mello
Editora Gráfica da UNB

Este foi o primeiro livro de fisiologia prática lançado. O texto e todas as ilustrações são de autoria de Agenor Mello, cientista formado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e tutor de graduação do Prof. Vasquez.
Edição esgotada

Advice For a Young Investigator

Santiago Ramon & Cajal

Editoria MIT Pres

O ganhador do Nobel em Fisiologia ou Medicina Ramon Y Cajal (1906) dedicou esse livro aos jovens investigadores que precisam de conselhos em suas carreiras.
Saiba mais.

25 Grandes Gênios da Humanidade
Salvador Norgueira

Editora Abril

O jornalista Salvador Nogueira, colunista da Folha de São Paulo, elenca nesse título os grandes cientistas da história. Nota-se que ao final de cada capítulo o autor descreve os motivos para a escolha de cada pesquisador.
Saiba mais.

Rolar para cima