Pesquisar

HOME /

ACERVO

No acervo do Museu de Biociências você encontrará instrumentos clássicos da fisiologia e de outras áreas correlatas, tais como bioquímica, biofísica e farmacologia. Note em suas fichas técnicas que alguns deles são muito antigos, substituídos hoje por versões mais avançadas, que utilizam tecnologias contemporâneas. Porém, preservar esses equipamentos, registrar sua evolução através da história e demonstrar suas diversas versões, cada uma surgindo em paralelo ao avanço do conhecimento científico é fundamental para entender como a ciência continua a produzir bens e métodos para melhores condições de vida das pessoas.

medidores em fisiologia
Aqui você pode visualizar a evolução dos aparelhos inventados para estudar o funcionamento de tecidos e órgãos do organismo, tanto em humanos (clínica) quanto em animais de pesquisa. Destacam-se um dos primeiros modelos de quimógrafos e os complexos aparelhos polígrafos.
Conheça nossa coleção aqui
fisiologia cardiovascular
Essa sessão possui equipamentos antigos e contemporâneos, todos funcionando. Criados por grandes mestres da ciência, essas maravilhas tecnológicas ajudam na saúde das pessoas, além de possibilitar o entendimento do sistema cardiovascular.
Conheça nossa coleção aqui
aparelhos para imagens
Exames por imagem são fundamentais na pesquisa experimental e na prática clínica. Selecionamos para você ver uma coleção de videoscópios para visualização do intestino. Além disso, também mostramos aqui exemplos de microscópios antigos e outros aparelhos de obtenção de imagens.
Conheça nossa coleção aqui
dispositivos de suporte
Todo laboratório precisa de dispositivos para suporte na condução de suas pesquisas. Mostramos aqui algumas dessas peças fundamentais na busca por resultados confiáveis. Destaca-se dentre elas um antigo amolador automático (Modelo 935) de navalhas para cortes histológicos.
Conheça nossa coleção aqui
Material cirúrgico
O Museu mostra a evolução dos instrumentos cirúrgicos, acompanhando a diminuição dos animais usados em pesquisa, desde o cão (peso≈25 kg) até os camundongos (peso≈25g). Destacamos as tesouras e pinças ultra-delicadas usadas em oftalmologia e no sistema nervoso.
Conheça nossa coleção aqui
neurociência
As descobertas de Ramon & Cajal abriram caminho para o invento de aparelhos que permitiram compreensão do funcionamento do sistema nervoso central. O Museu possui em sua coleção alguns desses inventos incríveis, muitos deles utilizados pelo Prof. Vasquez em seus estudos.
Conheça nossa coleção aqui
BIBLIOTECA
Nessa sessão você encontra a história da ciência através de livros, documentos e registros considerados fundamentais. Temos, por exemplo, todas as cartas, ofícios e impressos comunicativos trocados entre CNPq e o Diretor Executivo do Museu durante 50 anos.
Rolar para cima