A espectrofotometria é uma técnica de pesquisa amplamente utilizada em laboratórios para medir a quantidade de luz que é absorvida ou transmitida por uma solução. A medida é obtida em comprimento de ondas e permite avaliar o tipo e a concentração de substâncias presentes no composto.
Essa técnica de pesquisa é possível graças ao fato de que cada substância química apresenta um comportamento diferente quando iluminada. Na prática então, saber exatamente qual a cor e a quantidade de luz são absorvidas ou transmitidas por uma solução permite qualificar e quantificar materiais diferentes. Dois valores são fundamentais nessa análise: transmitância e absorbância. O primeiro exprime a fração de luz que consegue atravessar o material. O segundo representa a quantidade de luminância absorvida. Ambos os valores estão relacionados entre si e são inversamente proporcionais.
O aparelho espectrofotômetro modelo SP-220 presente na coleção do Museu de Biociências é utilizado amplamente não só em pesquisas em ciências fisiológicas, mas também na indústria petroquímica, alimentícia e no controle e preservação ambiental, além de diversos outros setores.
espectofotômetro SP-220
Fabricante:
Biospectro
Ano de Fabricação:
Década de 2000
Local de Fabricação:
Oregon, Estados Unidos
Função:
Determinar através da fração de luz absorvida e/ou emitida o tipo e concentração de substâncias presentes em uma solução.