This content has been archived. It may no longer be relevant
Agitar e misturar substâncias diversas em busca de combinações específicas sempre foi uma tarefa fundamental na pesquisa científica. Essa tarefa é facilitada pela invenção de diversos aparelhos que cumprem a função de agitadores. Esses aparelhos são comumente utilizados na bioquímica, fisiologia e farmacologia.
O Museu de Biociências Elisardo Vasquez possui uma coleção diversa de agitadores, indo desde aparelhos misturadores fabricados na antiga Alemanha Oriental, passando por mixers para tubos de ensaio e chegando a um moderno shaker orbital recuperado pelo Professor Vasquez. As diferenças entre cada um desses equipamentos se devem a uns terem rotação centralizada ou descentralizada e a outros terem mecanismos de movimento sem rotação, mas saltando. Um desses aparelhos inclusive possui dois cilindros com imãs que fazem uma peça de metal magnetizada (chamada de peixinho) girar dentro de uma determinada mistura.
A maior parte desses úteis aparelhos foi adquiridana na Surplus, um leilão que acontece periodicamente na Universidade de Iowa.