Pesquisar

HOME / acervo /

biblioteca

HOME / acervo /

Biblioteca

A literatura sempre foi companheira e guia das conquistas acadêmicas do Prof. Vasquez. Títulos variados, indo da matemática à filosofia, da química às artes plásticas, ajudaram a compor uma mente eclética e afiada, sempre pronta para inovações e novas descobertas científicas. A seguir apresentamos algumas dessas obras tão importantes, que fazem parte da ampla coleção de textos exibidos no Museu de Biociências Elisardo Vasquez.

livros e capítulos de livros

fisiologia experimental básica

Agenor Mello
Editora Gráfica da UNB
Saiba mais.

Este foi um dos primeiros livros de fisiologia prática lançados no Brasil. Seu texto e todas as suas ilustrações são de autoria de Agenor Mello, cientista formado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e tutor de graduação do Prof. Vasquez. Essa edição foi utilizada pelo mesmo nas suas aulas práticas de fisiologia no início da sua formação acadêmica

Heart Rate Changes in Neurogenic Hypertension

Eduardo Krieger
Elisardo Vasquez
Alceu Trindade
in FACTORS 
INFLUENCING ADRENERGIC MECHANISMS IN 
THE HEART
Pergamon Press, 1980, 
v. 27, p.11-19
Saiba mais.

A primeira pergunta que o Prof. Vasquez vormulou durante o seu doutorado foi “qual componente do sistema nervoso autônomo estaria levando às auterações cronotrópicas que ocorriam após a desnervação sino-aórtica?”. A resposta a essa pergunta veio através de um protocolo experimental aprimorado por ele e que é utilizado até hoje. Ele implantava uma sonda de “silastic” intra-intestinal e por esta ele injetava em ratos bloqueadores seletivos intraperitoniais que permitiram, a exemplo do que ocorria no ser humano, ver que no animal, quando saldável, havia um predomínio da inibição vagal sobre a exitação simpática no coração. Todavia, quando o animal era hipertenso, este balanço era invertido.

Sequence of Tachycardia Following 
Baroreceptor Denervation in The Rat

Elisardo Vasquez Eduardo Krieger in ARTERIAL BARORECEPTORS 
AND HYPERTENSION Oxford Medical Publications, 
1981, v. 1, p. 413-417. Edição esgotada

Este livro foi editado visando cobrir algo surpreendente no campo da hipertensão arterial. O editor dessa publicação fazia parte na época de uma equipe clínica que casualmente observou um caso no qual o paciente apresentava labilidade da pressão arterial e surpreendentemente descobriram que aquele paciente havia sido submetido a sessões de radioterapia no pescoço para tratar de um câncer. Concomitante a isso, o Prof. Vasquez estava investigando na época a falta de estabilidade na hipertensão induzida pela desnervação sino-aórtica. Por conta disso, o Prof. Krieger sugeriu apresentar os dados obtidos na pesquisa do pupilo em um evento na Inglaterra. Ao assistir a apresentação, o editor Peter Sleight convidou o mestre e o aluno a participar do livro Arterial Baroreceptors and Hypertension.

Hipertensão Arterial: Presente e Futuro
Elisardo Vasquez (editor)
Luiza A. Tavavares (editor)
Eliudem G. Lima (editor)
Fundo Editorial Byk, 
1989, v. 1
Edição esgotada

Este livro apresenta o estado da arte sobre hipertensão arterial no momento de sua publicação e chama o leitor a uma reflexão sobre o que se espera no futuro desse tema. Além de participar da editoração do livro, o Prof. Elisardo Vasquez é coautor do capítulo 2 junto ao seu colega Prof. Antonio Cabral. Esse capítulo trata das alterações morfofuncionais dos vasos sanguíneos e coração nos estados hipertensivos.

Hipertrofia Cardíaca e sua 
Modulação Pelos Hormônios Sexuais
Elisardo Vasquez
Antonio Cabral
in CONTRATILIDADE MIOCÁRDICA
Fundo Editorial BYK, 
1993, v. 1, p. 29-40.
Edição esgotada

O capítulo 2 do livro Contratilidade Miocárdica (Hipertrofia Cardíaca e Sua Modulação Pelos Hormônios Sexuais) é de autoria da dupla de pesquisado, o Prof. Elisardo Vasquez e o Prof. Antonio Cabral, ambos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Eles fundaram o laboraotrio de hipertensão experimental na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O texto fazia parte da tese de doutorado do Prof. Cabral e foi inserido no livro a convite do editor Dalton Valentim Vassalo.

Hipertensão Arterial
Celso Amodeo (editor)
Eliudem G. Lima (editor)
Elisardo Vasquez (editor)
Sarvier, 1997
Edição esgotada.
Este livro apresenta o estado da arte sobre hipertensão arterial no momento de sua publicação e chama o leitor a uma reflexão sobre o que se espera no futuro desse tema. Além de participar da editoração do livro, o Prof. Elisardo Vasquez é coautor do capítulo 2 junto ao seu colega Prof. Antonio Cabral. Esse capítulo trata das alterações morfofuncionais dos vasos sanguíneos e coração nos estados hipertensivos.
Controle Central da Pressão 
Arterial: Cardiopulmonar
Elisardo Vasquez
Silvana Meyrelles
in HIPERTENSÃO ARTERIAL: Bases fisiopatológicas e a prática clínica.
Editora Atheneu, 
2013, p. 496-512.
Saiba mais.

A biblioteca do Museu de Biociências Elisardo Vasquez dispõe e recomenda a obra Hipertensão Arterial, coordenada pelo Prof. Eduardo M. Krieger, organizada pelo Dr. Heno F. Lopez e cuja edição coube a cinco importantes especialistas no tema. O livro é constituído de capítulos escritos por discípulos do Prof. Krieger, dentre eles o próprio Prof. Vasquez. Esse capítulo específico, por sua vez, aborda o mecanismo de controle cardiopulmonar e inclui como coautora a Dra. Silvana Meyrelles.

O Coração Como Bomba
Elisardo Vasquez
Jose Geraldo Mill
in Fisiologia Humana. 
Guanabara Koogan, 2018, 
p. 504-509
Saiba mais.
O livro de Margarida de Mello Aires se caracteriza por ser o primeiro título em fisiologia a ser escrito totalmente por brasileiros. O Prof. Vasquez escreveu junto a seu colega, o Prof. José Geraldo Mill, sobre a dinâmica do coração, assunto pelo qual ele é fascinado desde a sua iniciação científica. O paralelo traçado pelos dois autores entre uma bomba hidráulica e o funcionamento do coração é uma referência que ajuda no melhor entendimento do sistema cardiovascular. É também interessante como o Prof. Vasquez, através de uma curva de histerese, demonstra o funcionamento do coração.

difusão do conhecimento

Controle da Pressão Arterial
Elisardo Vasquez
in Ciência Hoje, 
v. 18, p. 6-7, 1994
Saiba mais.
Revista popular de ciência, editada pela Sociedade Brasileira Para o Progresso da CIência. Foi o primeiro desafio que o Prof. Vasquez teve ao escrever em uma linguagem mais acessível o que ele sempre escrevia de forma mais cintífica. O artigo mostra o primeiro registro (fig.1) de medidas da pressão arterial realizado em seres humanos durante 24 horas, sendo que a cada trinta minutos era realizada uma aferição. Depois os dados eram lidos em um computador. Nessa figura chama a atenção que o paciente só tem pressão alta durante o dia. Considerando isso o médico não recomendaria medicação que durasse vinte e quatro horas já que durante a noite o indivíduo tem um descenso na pressão. As outras duas figuras ilustram os mecanismos neurais de regulação da atividade cardiovascular. Esta revista vendida em bancas de jornais tornou-se o primeiro trabalho de divusão da ciência entre a população.
20 Anos Facitec - Fundo de Apoio a Ciência 
e Tecnologia do Município de Vitória
Edição esgotada.
Para mais sobre a comemoração de 
vinte anos da Facitec
clique aqui

Aqui o Prof. Vasquez faz uma apresentação do que é a agência de fomento Facitec e o que ela preparou de modo surpreendente para as crianças do ensino fundamental. O objetivo do evento foi o homenagear o decano do Facitec, o Prof. Vasquez, e fazer uma apresentação sobre a importância de beneficiar 300 crianças e 30 professores do ensino fundamental com uma bolsa de iniciação científica Mirim.

periódicos

Adenovírus-Mediated Gene Delivery to 
Hypothalamic Magnocellular-Neurons in Mice
Elisardo Vasquez
Silvana Meyrelles
in Hypertension (suppl.), 
v. 34, n.2, p. 756-761, 1999
Edição esgotada.
Neste suplemento da revista Hypertension o editor chefe escolheu o a imagem gerada pela pesquisa dos professores Vasquez e Meiyelles como capa da referida edição. A pesquisa em si mostrou que é possível atingir esclusivamente os neurônios magnocelulares na região paraventricular, o que era impossível com estereotáxico, pois a injeção realizada com essa técnica levando o que se queria que aquelas células produzissem poderia atingir o canal central e espalhar-se incontrolavelmente pelo cérebro. A alternativa criada pelos pesquisadores foi usar o mesmo estereotáxico de forma diferenciada: introduzindo por um orifício disposto em uma das barras que seguravam o rato uma agulha que era direcionada diretamente à neurohipófise. Assim, usando o marcador fluorescente o que ele injetavam ia retrógradamente pelo axônio até encontrar o corpo celular nos núcleos paraventriculares.

atividades administrativas

40 anos UFES (1994)

Publicação comemorativa UFES

Edição especial celebrando os 40 anos da Universidade Federal do Espírito Santo. Destaca-se o Prof. Vasquez trabalhando em seu laboratório no qual ele mostra um rato a um estagiário, instruindo o mesmo como lidar com o animal.

organização de eventos científicos

IV Congresso de Ciências da Saúde - Anais
Emescam, 2010
Edição esgotada.

Em 2004 o Prof. Vasquez iniciou a organização e lançamento do Congresso de Ciências da Saúde, o qual ele presidiu durante oito anos consecutivos. Esses eventos chegavam a ter o número impressionante de 1000 a 1200 participantes. Várias inovações fizeram parte do Congresso, tais como a criação de anais com código ISBN que eram disponibilizados na Internet para o público. A cada evento havia uma grande atração: a oferta para os pesquisadores de 10 a 12 prêmios. Esses prêmios eram oferecidos pelos seguintes patrocinadores: Unimed, Multiscan, Angeolab, Facitec, Fapes, Emescan e Santa Casa. Inclusive, um dos prêmios muito disputado era promovido e patrocinado pelo diretório dos estudantes de medicina da Emescam. Destaca-se também o prêmio para jovens investigadores Professor Elisardo Corral Vasquez. Aqueles eventos eram abertos às organizações sociais, onde, por exemplo, ocorriam encontros das várias associações de doenças com gestores de saúde, encontros de Comitês de Ética em Pesquisa do Espírito Santo e participação do Ministério da Saúde.

prefácios em livros

Biblioquímica: Evidências das 
Ciências Biomédicas na Bília
Thiago de Melo C. Pereira
Elisardo Vasquez (prefácio)
A.D. Santos Editora, 
2017, p. 8-9
Saiba mais.
Livro que mostra, com base na Bíblia, que Deus sempre esteve ao lado da ciência. Esta pesquisa literária foi promovida pelo membro da equipe do Museu de Biociências, o Dr. Thiago de Melo Costa. O Prof. Vasquez, como cientista evangélico, foi convidado pelo autor para escrever o prefácio da publicação.
Memórias ao Vento: Um Guia Prático de Como Lidar com o Portador da Doença de Alzheimer
Alyne Mendonça Tom
Elisardo Vasquez (prefácio)
Amazon, 2017
Saiba mais.

Esta é uma publicação da aluna de doutorado do Prof. Vasquez, a neuroglogista Alyne Mendonça Tom. O livro direciona-se aos cuidadores daqueles que sofrem de Alzheimer, cujo símbolo é uma árvore desfolhando. A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa dramática. Por conta disso, é motivo de pesquisa da equipe do Prof. Vasquez, incluindo nesse sentido a participação do Museu de Biociências Elisardo Vasquez. O Prof. Vasquez foi convidado pela autora para escrever o prefácio da publicação.

obras recomendadas

Science: The Definitive Visual Guide
Adam Hart Davis (edit.)
Editora DK
2016
Saiba mais.
Essa é uma obra-prima que o Prof. Vasquez recebeu de presente da sua aluna Alyne Tom no momento em que ele se recuperava de um câncer estremamente agressivo. Mesmo com o avanço da tecnologia da informação e a disponibilidade cada vez maior de dados, a maneira sintética e ilustrativa como cada assunto é apresentado no Science – The Definitive Visual Guide torna esse guia uma peça fundamental e atrativa da coleção de livros do Museu de Biociências Elisardo Vasquez.
Medicine: An Illustrated History
Albert S. Lyons
R. Joseph Petrucelli
Editora Harry N. Abrams, 1997
Saiba mais.
O Prof. Vasquez considera esse livro uma preciosidade na coleção de obras da biblioteca do Museu de Biociências Elisardo Vasquez pelo fato de se tratar de uma coleção de imagens e textos resumidos que vão desde as cavernas de Lascaux (15.000 a 10.000 aC) até os dias atuais. Constitui assim uma cobertura ampla da ciência no decorrer das eras.
Rolar para cima